O Exame de Qualificação é exigido nos curso de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.
A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo indicado na ficha do aluno no sistema Janus.
O exame deverá ser realizado em até 90 (noventa) dias após a inscrição.
A comissão examinadora deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de doutor, não sendo permitida a participação do orientador no caso das qualificações de mestrado, doutorado e doutorado direto.
O estudante de pósgraduação que não realizar o exame na data prevista para o seu curso será desligado do programa, conforme Regimento de Pós-Graduação da USP.
Procedimentos:
A monografia deve ser encaminhada via formulário em formato digital.
Os alunos de mestrado devem ficar atentos aos editais de qualificação divulgados semestralmente no site da Pós-Graduação.
Mestrado
O objetivo do exame de qualificação no mestrado é avaliar o conhecimento adquirido em disciplinas e no tema de seu projeto, além da capacidade do estudante em executar seu projeto de pesquisa.
Edital do Exame de Qualificação – alunos ingressantes no primeiro semestre de 2024.
Inscrição:
O estudante de Mestrado deverá se inscrever para o exame de qualificação após concluir 20 (vinte) créditos em disciplinas obrigatórias. Deverá ser entregue uma monografia e o formulário (devidamente assinado digitalmente via USPAssina ou GOV.BR) , ambos protocolados (encaminhados) através do Sistema Janus, opção “Requerimentos”.
Tanto o período de inscrição, quanto a data de realização do exame de qualificação serão estabelecidas pela CCP, divulgadas no portal do programa na internet, e ocorrerão em até 15 (quinze) meses a partir da primeira matrícula do aluno no programa.
O exame:
O exame consistirá na avaliação de uma monografia de no máximo 20 (vinte) páginas e na exposição oral sobre o projeto de pesquisa, bem como da análise do histórico escolar.
A inscrição para o exame será feita através do Sistema Janus => opção “Requerimentos”, quando deverão ser entregues a monografia e formulário (devidamente assinado digitalmente via USPAssina ou GOV.BR).
A exposição oral acontecerá em sessão pública, com duração máxima de vinte minutos, sendo seguida de arguição pela Banca Examinadora, não devendo exceder o prazo total de duas horas.
Reprovação
O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez. A inscrição deverá ser feita no prazo máximo de de 60 (sessenta) dias após a realização do primeiro exame.
Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.
Amparo legal: norma vigente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.
Doutorado e Doutorado Direto
O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar a capacidade do candidato de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de tese, dentro de sua área de pesquisa.
Inscrição
Após concluir os créditos mínimos exigidos em disciplinas, o estudante de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 24 (vinte e quatro) meses após a data da primeira matrícula no curso. Os alunos de Doutorado Direto deverão de inscrever no prazo de 27 meses.
A inscrição para o exame será feita através do Sistema Janus => opção “Requerimentos”, quando deverão ser entregues a monografia e formulário (devidamente assinado digitalmente via USPAssina ou GOV.BR).
O exame
Para o Doutorado, o exame consistirá da avaliação de uma monografia e análise do histórico escolar do candidato.
Monografia será de 40 (quarenta) a 60 (sessenta) páginas. Poderá ainda ser substituída por artigos publicados pelo candidato com um capítulo introdutório para contextualizar o trabalho com o projeto do candidato e cronograma das atividades.
Exposição oral acontecerá em sessão pública, com duração máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição com duração máxima total de quatro horas.
Reprovação
O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez. A nova inscrição deverá ocorrer no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 90 máximo (noventa) dias após a inscrição.
Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.