Defesas

Os títulos de Mestre ou de Doutor são obtidos após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da dissertação (mestrado) ou da tese (doutorado).

Considera-se dissertação de Mestrado o texto resultante de trabalho supervisionado, que demonstre capacidade de sistematização crítica do conhecimento acumulado sobre o tema tratado e de utilização de métodos e técnicas de investigação científica, tecnológica ou artística, visando desenvolvimento acadêmico ou profissional, de acordo com a natureza da área e os objetivos do curso.

Considera-se tese de Doutorado o texto resultante de trabalho supervisionado de investigação científica, tecnológica ou artística que represente contribuição original em pesquisa e inovação, visando desenvolvimento acadêmico ou profissional, de acordo com a natureza da área e os objetivos do curso.

Procedimentos:

As Dissertações e Teses devem ser depositadas pelo aluno no Sistema Janus no formato digital (extensão do arquivo deverá ser tipo PDF), mediante anuência do orientador (assinada digitalmente via GOV.BR ou USPAssina) e formulário de sugestão de banca (mestrado / doutorado) obedecendo a data limite especificada em seu registro de aluno disponível na ficha do aluno no Sistema Institucional de Pós-Graduação (Janus).

Não havendo anuência do orientador, a solicitação de depósito feita pelo aluno deverá ser julgada pela CCP e pela CPG.

A Dissertação ou Tese será incorporada, tanto à Biblioteca da Unidade quanto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, pela Secretaria de Pós-Graduação da Unidade.

A pedido do aluno, com anuência do orientador, a Dissertação ou Tese poderá ser mantida em acervo reservado por período de até dois anos, renovável uma vez pelo mesmo período, devendo o pedido ser entregue no momento do depósito. O pedido deve ser feito com com antecedência mínima de 60 dias em relação à inscrição no exame de qualificação e ao depósito da dissertação ou tese. Consulte o procedimento.

Será permitida a correção de Dissertações e Teses aprovadas, na forma disciplinada por Resolução do CoPGr, que deverá ser entregue em até 60 dias após a defesa por e-mail (pgrcem@sc.usp.br) juntamente com o formulário de entrega exemplar corrigido.

O resultado das defesas deverá ser homologado pela Comissão de Graduação no prazo máximo de quarenta e cinco dias a partir da data da defesa. (Amparo legal: Artigo 30, inciso XVIII da Resolução 7493/2018)

Para maiores informações sobre defesas, o aluno deverá consultar a Norma Vigente do Programa.

Banca Remota

A CCP poderá autorizar a participação de examinadores na sessão pública de defesa de Dissertação ou Tese, por meio de videoconferência ou outro suporte eletrônico à distância equivalente.

De acordo com o definido em Reunião da CPG ocorrida em 13/05/2024, informamos que as solicitações de Bancas de Defesa REMOTAS devem observar as seguintes normativas para caracterização de excepcionalidade:

  • Retorno do pós-graduando (a) ao seu país de origem ou algum destino no exterior, para residência ou trabalho;
  • Retorno do (a) pós-graduando (a) à sua cidade de origem ou outro destino no país, para residência ou trabalho, desde que distante mais de 250 (duzentos e cinquenta) km da sede do Programa de pós-graduação;
  • Afastamento oficial para o exterior, do (a) orientador (a) e/ou pós-graduando (a), por período superior a 30 dias
  • Razões médicas que inviabilizem o deslocamento do (a) pós-graduando (a) e/ou do (a) orientador (a) até o PPG;


Casos omissos deverão ser apresentados para avaliação da CPG em tempo hábil, ou a sessão de defesa deverá ser adiada e remarcada em data posterior, obedecendo os prazos regimentais para realização da defesa.

O aluno deverá requerer a banca de forma remota preenchendo o formulário disponibilizado no sistema PPG-Docs, recurso Documentos, “Formulário de solicitação de banca remota” e encaminhar o pedido juntamente com os demais documentos de depósito via Sistema Janus.

Defesas de Mestrado


O trabalho final no curso de mestrado será na forma de dissertação, seguindo o formato tradicional ou no formato de coletânea de artigos que estejam diretamente ligados ao trabalho de dissertação do aluno e nos quais ele seja o autor principal.

O aluno deverá depositar sua dissertação de forma eletrônica no sistema Janus até a data limite indicada na sua ficha de aluno, juntamente com o formulário de Sugestão de banca e a Carta de anuência do orientador (assinada digitalmente via GOV.BR ou USPAssina). O sistema também exigirá que o aluno carregue cópias digitais dos seguintes documentos: diploma de graduação (frente e verso), histórico de graduação (frente e verso), certidão de nascimento ou casamento (frente e verso), RG (frente e verso – não é aceito carteira de motorista ou carteira de registro funcional)

Comissão julgadora: será constituída por 3 examinadores titulares e 3 examinadores suplentes. O presidente da banca deverá ser o orientador do aluno e os demais docentes / doutores externos ao programa. (Amparo legal Resolução 7493/2018)

O prazo máximo para defesa de Dissertação ou Tese é de cento e cinco dias, contados a partir da primeira designação da comissão julgadora pela CPG.

A sessão de defesa deverá ser realizada em sessão pública.

Para sessão reservada, é necessário que o aluno faça um pedido com antecedência mínima de 60 dias em relação à inscrição no exame e ao depósito da dissertação no Sistema Janus . Consulte o procedimento.

O aluno terá 60 minutos para apresentar o seu trabalho.

A arguição dos examinadores deverá acontecer em sessão pública e não deverá exceder o prazo de 3 horas. (Amparo legal Resolução 7493/2018, artigo 91)

Imediatamente após o encerramento da arguição da dissertação ou da tese, cada examinador expressará seu julgamento em sessão secreta, considerando o candidato aprovado ou reprovado. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores.

O aluno deverá entregar a versão final (corrigida) em até 60 dias após a defesa por e-mail (pgrcem@sc.usp.br) juntamente com o formulário de entrega exemplar corrigido.

Dissertação em formato de coletânea:

A dissertação no formato de coletânea de artigos também deve seguir o formato de dissertação, com as seguintes mudanças:

  • após a apresentação da justificativa e dos objetivos, o autor deve mostrar a articulação dos artigos publicados e submetidos, presentes no corpo da dissertação. Os artigos devem estar relacionados com os objetivos específicos da dissertação.
  • caso não existam artigos suficientes para demonstrar os resultados de todos os objetivos específicos, o corpo da dissertação pode ter capítulos combinados com artigos e texto inédito, desde que devidamente articulados no início da dissertação.
  • as conclusões devem conter uma visão sintética de todos os resultados obtidos com os artigos que foram inseridos na dissertação.
  • A Dissertação deve ser redigida e defendida na sua totalidade ou parcialmente em português, inglês ou espanhol.
  • Questões referentes aos direitos autorais dos artigos utilizados na confecção da dissertação são de responsabilidade do aluno

Defesas de Doutorado


O trabalho final no curso de doutorado será na forma de tese, seguindo o formato tradicional ou no formato coletânea de artigos, daqueles onde o doutorando for o primeiro autor.

O aluno deverá depositar sua tese de forma eletrônica no sistema Janus até a data limite indicada na sua ficha de aluno, juntamente com o formulário de Sugestão de banca e a Carta de anuência do orientador. O sistema também exigirá que o aluno carregue cópias digitais dos seguintes documentos: diploma de graduação (frente e verso), histórico de graduação (frente e verso), certidão de nascimento ou casamento (frente e verso), RG (frente e verso – não é aceito carteira de motorista ou carteira de registro funcional)

Comissão julgadora: será constituída por 5 examinadores e 5 examinadores suplentes. O presidente da banca deverá ser o orientador do aluno, dois membros externos ao programa, um docente da USP externo ao PGr-CEM e um docente credenciado ao PGrCEM. (Amparo legal Resolução 7493/2018 e norma vigente do PGrCEM)

O prazo máximo para defesa de Dissertação ou Tese é de cento e cinco dias, contados a partir da primeira designação da comissão julgadora pela CPG.

A sessão de defesa deverá ser realizada em sessão pública.

Para sessão reservada, é necessário que o aluno faça um pedido com antecedência mínima de 60 dias em relação à inscrição no exame e ao depósito da tese no Sistema Janus . Consulte o procedimento.

O aluno terá 60 minutos para apresentar o seu trabalho.

A arguição dos examinadores deverá acontecer em sessão pública e não deverá exceder o prazo de 5 horas. (Amparo legal Resolução 7493/2018, artigo 91)

Imediatamente após o encerramento da arguição da dissertação ou da tese, cada examinador expressará seu julgamento em sessão secreta, considerando o candidato aprovado ou reprovado. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores.

O aluno deverá entregar a versão final (corrigida) em até 60 dias após a defesa por e-mail (pgrcem@sc.usp.br) juntamente com o formulário de entrega exemplar corrigido.

Tese em formato de coletânea:

A tese no formato de coletânea de artigos também deve seguir o formato de tese, com as seguintes mudanças:

  • após a apresentação da justificativa e dos objetivos, o autor deve mostrar a articulação dos artigos publicados e submetidos, presentes no corpo da tese. Os artigos devem estar relacionados com os objetivos específicos da tese.
  • caso não existam artigos suficientes para demonstrar os resultados de todos os objetivos específicos, o corpo da tese pode ter capítulos combinados com artigos e texto inédito, desde que devidamente articulados no início da tese.
  • as conclusões devem conter uma visão sintética de todos os resultados obtidos com os artigos
    que foram inseridos na tese.
  • A tese deve ser redigida e defendida na sua totalidade ou parcialmente em português, inglês
    ou espanhol.
  • Questões referentes aos direitos autorais dos artigos utilizados na confecção da tese são de
    responsabilidade do aluno
Rolar para cima