Sobre o Programa de Pós Graduação Ciência e Engenharia de Materiais (PGrCEM)

Focado no desenvolvimento, caracterização e aplicação de Materiais, o PGrCEM tem como objetivo formar profissionais qualificados, por meio de atividades didáticas e de pesquisa avançadas, para atuarem em centros de pesquisa e desenvolvimento de universidades e de empresas nacionais e internacionais.

No mestrado, o Programa busca a formação de profissionais com conhecimentos específicos nas áreas de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e compósitos, por meio de técnicas experimentais e teóricas avançadas, capacitando-os a solucionar problemas científicos e tecnológicos atuais.

No doutorado, além dos conhecimentos providos da formação do mestrando, o Programa visa formar profissionais altamente especializados, capazes de solucionar problemas complexos na fronteira do conhecimento em Ciência e Engenharia de Materiais.

O Programa tem suas atividades de ensino e pesquisa sediadas na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), com a participação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). A integração dos alunos e docentes dessas unidades em um único programa incentiva o compartilhamento de laboratórios da pós-graduação com a graduação, a realização de trabalhos conjuntos e a otimização de recursos.

A Pós-Graduação stricto sensu, na qual o PGrCEM se enquadra, compreende um conjunto de atividades realizadas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação, acompanhadas por orientador, as quais incluem o ensino e a pesquisa, visando à integração do conhecimento, a inovação e o desenvolvimento da sociedade.

A Pós-Graduação stricto sensu tem por unidade básica o Programa de Pós-Graduação, constituído por áreas de concentração (Desenvolvimento, Caracterização e Aplicação de Materiais), linhas de pesquisa, disciplinas e corpo docente e discente.

Os títulos de Mestre ou de Doutor são obtidos após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da dissertação ou da tese.

Curso de Mestrado

O estudante de Mestrado deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma: 96 (noventa e seis) unidades de crédito, sendo 40 (quarenta) em disciplinas e 56 (cinquenta e seis) na dissertação.

A dissertação de Mestrado será resultante de um trabalho supervisionado. O texto deverá demonstrar capacidade de sistematização crítica do conhecimento acumulado sobre o tema tratado e de utilização de métodos e técnicas de investigação científica, visando desenvolvimento acadêmico ou profissional.

A dissertação deverá ser depositada para defesa no prazo máximo de 30 meses.

Curso de Doutorado

O estudante de Doutorado, portador do título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido, deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma: 152 (cento e cinquenta e dois) unidades de crédito, sendo 30 (trinta) em disciplinas e 122 (cento e vinte e dois) na tese.

A tese de doutorado será resultante de um trabalho supervisionado de investigação científica que represente contribuição original em pesquisa e inovação, visando desenvolvimento acadêmico ou profissiona.

A tese deverá ser depositada para defesa no praso máximo de 48 meses.

Consulte as Dissertações e Teses dos nossos alunos

É possível consultar as dissertações e teses dos ex alunos do Programa através da Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo

Organização e Administração do Programa

Todo programa da Universidade de São Paulo e regido pelo Regimento Geral da Universidade, Regimento da Pós-Graduação e suas Normas.

Rolar para cima